Como interpretar teste SPT?

Spread the love
Rate this post

Como interpretar teste SPT?

Como interpretar os resultados do ensaio SPT

  1. Planta de situação dos furos;
  2. Perfil de cada sondagem com as cotas de onde foram retiradas as amostras;
  3. Classificação das diversas camadas e os ensaios que as permitiram classificar;
  4. Níveis dos terrenos e dos diversos lençóis d’água, com a indicação das respectivas pressões;

Mais itens…•23 de jan. de 2018

O que é um ensaio SPT?

O ensaio de penetração padronizado, também chamado de Standart Penetration Test (SPT), é executado no transcorrer da sondagem a percussão com o propósito de se obterem índices de resistência à penetração do solo (Norma ABNT NBR 6484).

Como é feito o ensaio de sondagem SPT?

A SPT é realizada através de ensaios de campo realizados com a cravação dinâmica de um amostrador padrão no solo pelo impacto de um martelo de ferro. Com a spt é possível descobrir a resistência do solo, medida pelo índice de resistência a penetração do solo determinado pela soma dos golpes dados pelo martelo de ferro.

Qual o valor do SPT?

O valor do SPT (também chamado de N ou Nspt) é a soma dos golpes necessários para descer os 30 cm finais. Neste caso N seria 1/15 + 3/15 => 4/30 ou simplesmente 4 (4 golpes para descer 30cm).

Que tipo de informações do subsolo podemos obter a partir de um ensaio SPT?

As principais informações obtidas com esse tipo de ensaio são: A identificação das diferentes camadas de solo que compõem o subsolo. A classificação tátil visual dos solos de cada camada. A existência ou não de Lençol freático e o nível inicial e após 24 horas.

Que time é SPT?

Spt Sptmanaus‎Futebol Amador Do Amazonas.

Quais são as 3 etapas básicas de uma sondagem a percussão SPT?

No desenvolvimento da sondagem à percussão podem se distinguir três etapas básicas: perfuração, medição de resistência à penetração e amostragem.

Como é feita a sondagem do terreno?

Consiste em um tubo vertical a ser golpeado e as informações são obtidas a partir da quantidade de golpes e a profundidade de que cada golpe avança no solo.

Qual a profundidade de um furo de sondagem?

e) As profundidades dos furos de sondagem SPT deverão prever o mínimo de 15m abaixo do nível do terreno natural. Ainda, no mínimo, 33% dos furos de cada unidade deverão atingir o impenetrável (conforme a NBR 6484) ou o limite máximo de 25m. No entanto, em lagoas devem-se prever apenas furos com 15m de profundidade.

Quantos golpes SPT?

Relação entre tensão admissível e número de golpes (SPT)
Tipo de solo Consistência SPT
Areia Pouco compacta 5 a 10
Medianamente compacta 11 a 30
Compacta 31 a 50

Mais 8 linhas

Quanto custa fazer uma sondagem de solo?

Os preços para a realização de uma sondagem de solo adequada variam. Variam de acordo com a localização do terreno no País, e também com a empresa contratada. Geralmente, os técnicos responsáveis pela avaliação realizam-na por R$ 110 e R$ 160/m².

Quais informações são obtidas em um ensaio SPT é um ensaio rotativa?

As principais informações obtidas com esse tipo de ensaio são: A identificação das diferentes camadas de solo que compõem o subsolo; A classificação dos solos de cada camada; … A capacidade de carga do solo em várias profundidades.

Como é feito o SPT?

Como é executado o ensaio SPT? O ensaio SPT é realizado pela cravação do amostrador padrão tipo raymond em 45cm do terreno, com golpes sucessivos de um martelo de 65 kgf em queda livre, de uma altura de 75cm, sobre a cabeça de cravação conectada às hastes de sondagem e ao amostrador.

Quais são os principais equipamentos envolvidos no ensaio SPT?

Entre os equipamentos necessários para realização da sondagem SPT estão as roldanas e cordas; o tripé bipartido, com altura aproximada de 4 m; o peso de 65 kg; hastes de aço; e o barrelete amostrador. Há ainda o conjunto motor-bomba, responsável pela circulação de água no avanço da perfuração.

O que as sondagens devem apresentar?

O Boletim de Sondagem deve trazer informações do solo investigado, tais como: Coordenadas e cota da boca do furo (1); Descrição e identificação das camadas do solo (2); Interpretação geológica (3): Neste campo é indicada a origem geológica do material coletado.

O que é a sondagem do terreno?

Sondagem de solo, também conhecida como radiografia de solo, é uma ação indispensável em qualquer tipo de obra e deve ser realizada juntamente com o estudo topográfico. É por meio dela que são determinados tipo e resistência do solo, profundidade de cada camada e presença de água no subsolo.

Quem faz sondagem do solo?

Quem fará a sondagem é a empresa de investigação geotécnica. O engenheiro estrutural ou projetista usará os parâmetros obtidos para fazer o cálculo das fundações.

Como colocar furos de sondagem?

Os furos de sondagem deverão ser distribuídos, em planta, cobrindo toda a área de estudo, não devendo a distancia entre furos ultrapassar 25 m, salvo com a anuência da Fiscalização.

O que é furo de sondagem?

Os ensaios em furos de sondagem constituem um meio de acesso privilegiado ao interior do terreno, com pouca interferência sobre suas características naturais e, por esta razão, podem ser empregados na execução de diversos tipos de ensaios, visando identificar as características hidráulicas e de resistência dos …

Como descobrir o índice de refração?

O que é linfonodos na face?

Qual a diferença entre inteligência artificial e Internet das Coisas?

O que são acordes de passagem?

Leave a Comment