O que é farmacocinética e farmacodinâmica PDF?

Spread the love
Rate this post

O que é farmacocinética e farmacodinâmica PDF?

A farmacocinética estuda o que o organismo faz com o fármaco, ao passo que a farmacodinâmica (ver Cap. 2) descreve o que o fármaco faz no orga- nismo. Quatro propriedades farmacocinéticas determinam o início, a intensi- dade e a duração da ação do fármaco (Fig.

O que é um receptor na farmacologia?

Em Farmacologia: Receptor – local onde o fármaco interage e produz um efeito farmacológico.

Qual é o conceito de farmacodinâmica?

A farmacodinâmica (dinâmica do medicamento) envolve a ação de um medicamento no organismo humano. A farmacodinâmica descreve as seguintes propriedades dos medicamentos: Efeitos terapêuticos (como alívio da dor e diminuição da pressão arterial) Efeitos colaterais (consulte Ação farmacológica.

O que ocorre na dessensibilização dos receptores?

A dessensibilização do receptor refere-se à responsividade diminuída que ocorre com a exposição repetida ou crônica ao agonista e é uma característica geral da maioria dos receptores de membrana de sinalização.

O que a farmacocinética e farmacodinâmica estuda?

A farmacocinética é o estudo do caminho que o medicamento faz no organismo desde que é ingerido até que é excretado, enquanto que a farmacodinâmica consiste no estudo da interação deste medicamento com o local de ligação, que vai ocorrer durante este caminho.

Quais as 4 etapas da farmacocinética?

A farmacocinética se divide em absorção, distribuição, metabolização e excreção.

Qual é o conceito de farmacologia?

Do grego, pharmakos, droga, e logos, estudo, a farmacologia estuda as substâncias químicas e a sua interação com os sistemas biológicos. Por isso, é fundamental para os futuros profissionais de saúde.

Quais são os processos básicos da farmacocinética?

Conforme comentamos anteriormente, a farmacocinética é, didaticamente, dividida em quatro etapas: absorção, distribuição, biotransformação, biodisponibilidade e excreção.

Como ocorre o processo de dessensibilização?

Além de se restringir o uso do remédio que causa a alergia, outro procedimento vem dando bons resultados: é a dessensibilização, que consiste na administração gradativa de doses crescentes de medicamento em paciente reconhecidamente alérgico, até atingir a dose plena indicada para o tratamento.

Quantos tipos de receptores existem?

Fotorreceptores, sensíveis à luz, como os cones e bastonetes dos olhos, Termorreceptores, sensíveis às mudanças da temperatura, Mecanorreceptores, responsáveis pelas sensações tácteis e auditivas.

Como descobrir o índice de refração?

O que é linfonodos na face?

Qual a diferença entre inteligência artificial e Internet das Coisas?

O que são acordes de passagem?

Leave a Comment