O que é Odonata?

Spread the love
Rate this post

O que é Odonata?

Os insetos da Ordem Odonata (do grego odon=dente, referente à estrutura semelhante a dentes presente na mandíbulas dos adultos) são popularmente conhecidas como libélulas ou lavadeiras, sendo predadores tanto na fase adulta como na de ninfa.

Quantas antenas tem a libélula?

Além de um par de antenas, a cabeça das libélulas é ocupada por seus grandes olhos. O tórax, relativamente pequeno e compacto, apresenta três pares de patas e dois pares de asas membranosas ligadas a ele.

Qual tipo de antena da libélula?

Possuem um par de antenas minúsculas, filiformes e setáceas junto a cabeça. Apresentam dois pares de asas membranosas e rígidas (devido a rica nervação que apresentam) ligadas ao tórax.

O que significa quando aparece uma libélula?

Quando uma libélula aparece em sua vida, significa que você precisa fazer uma mudança. Elas nos convidam a desenvolver e alcançar nosso verdadeiro potencial na vida. … Nós também temos a capacidade de adaptação para as fases da vida que se abrem para nós a cada momento.

Como saber se a libélula é macho ou fêmea?

As libélulas apresentam dimorfismo sexual bem evidente, sendo os machos mais coloridos e brilhantes que as fêmeas e também apresentam genitália nos segmentos abdominais II e III, enquanto as fêmeas apresentam os órgãos genitais no segmento abdominal VIII.

O que significa Orthoptera?

O nome da Ordem faz referência às asas anteriores do tipo pergaminosas, alongadas e retas (do grego orthos = plano e pteron = asas). Pertencem a essa ordem os gafanhotos, esperanças, grilos, manés-magros e paquinhas.

Quantos tipos de libélula existem?

Algumas 5.680 diferentes espécies de libélulas (Odonata) são conhecidos no mundo de hoje. Que as libélulas são predadores, elas mesmas são sujeitas a predação por aves, lagartos, sapos, aranhas, peixes, insetos aquáticos, e até mesmo outras grandes libélulas.

Quantas antenas têm a mosca?

Tem duas antenas e um órgão sugador a trompa que a mosca pode estender ou encolher. No tórax apresenta um par de asas membranosas com poucas nervuras e dois balanceiros que são utilizados para manter o equilíbrio durante o voo. O abdómen é constituído por cinco anéis.

Qual o tipo de abdome da libélula?

O abdome cilíndrico, fino e comprido, termina no macho em pequenos prolongamentos em forma de pinças, com os quais segura a fêmea pelo pescoço enquanto se acasalam. É freqüente o casal voar agarrado sobre a água, com a fêmea segura pelas pinças abdominais do macho.

Quais os tipos de libélula?

Algumas 5.680 diferentes espécies de libélulas (Odonata) são conhecidos no mundo de hoje. Que as libélulas são predadores, elas mesmas são sujeitas a predação por aves, lagartos, sapos, aranhas, peixes, insetos aquáticos, e até mesmo outras grandes libélulas.

O que atrai a libélula?

A flor da planta é responsável por atrair libélulas, predador natural do aedes. A crotalária – planta leguminosa – demora cerca de 90 dias para florescer e através dessas flores atrai pequenos insetos para o local.

Qual é o mistério da libélula?

O filme retrata a vida de um casal de médicos que tem seu fim anunciado logo no início do filme, com a morte da mulher em uma missão em tribos indígenas na América do Sul. O marido passa então pela fase de luto, no entanto é recheado de enlaces misteriosos envolvendo a morte trágica de sua esposa.

Quantos olhos tem uma libélula?

As libélulas tem olhos poderosos com 30 mil lentes e visão de 360º. Se alimentam de outros insetos, incluindo mosquitos e moscas em água estagnada como poças, lagos, pântanos e riachos.

Como a libélula morre?

Mas o curioso, segundo um novo artigo da revista Biology Letters, é que depois do ato sexual, elas morrem no local.

O que é um inseto Ortóptero?

Orthoptera. Os ortópteros (do grego Orthos = plano; Pteron = asas) formam uma ordem de insetos cujos membros incluem os gafanhotos, grilos, esperanças, wetas e paquinhas.

O que caracteriza a ordem Orthoptera?

A ordem Orthoptera (Ortho=reto + ptera=asas) é representado pelos grilos, gafanhotos e esperanças. Existem cerca de 17 mil espécies descritas, os insetos que pertencentes a essa ordem tem como características gerais o aparelho bucal mastigador, asas anteriores em tégmina e patas posteriores saltatórias.

Qual o tamanho de uma Libelula?

Todo mundo conhece a libélula, aquele inseto que costuma fazer vôos rasantes sobre lagoas e piscinas, no verão. Pois o inofensivo “mosquitão” – que hoje tem no máximo 16 centímetros da ponta de uma asa à outra – já foi um monstrengo voador do tamanho de um corvo.

Quantas antenas têm gafanhoto?

Assim como todos os insetos, os gafanhotos destacam-se pelo corpo dividido em cabeça, tórax e abdome, e pela presença de três pares de pernas e um par de antenas.

Qual o tipo de antena das moscas?

a) Antena aristada: flagelo com um único antenômero globoso e com um pelo (arista). Antena típica das moscas.

Como descobrir o índice de refração?

O que é linfonodos na face?

Qual a diferença entre inteligência artificial e Internet das Coisas?

O que são acordes de passagem?

Leave a Comment