O que é região abdominal?

Spread the love
Rate this post

O que é região abdominal?

O abdome ou abdómen humano é a parte do tronco entre o tórax e a pelve. A cavidade do abdómen chama-se cavidade abdominal, a maior cavidade do corpo humano. Contem a maioria dos órgãos do sistema digestivo. Não apresenta protecção óssea na sua parede anterior, a qual é sobretudo muscular.

Quais são os órgãos da região abdominal?

A cavidade abdominal comporta os estômago, fígado, vesícula biliar, pâncreas e ductos biliares, baço, intestinos delgado e grosso, rins, glândulas suprarrenais e os vasos abdominais, que são ramificações da aorta abdominal.

Quais são as regiões do abdómen?

  • Divisões e marcos.
  • Região do hipocôndrio esquerdo.
  • Região do hipocôndrio direito.
  • Região epigástrica.
  • Região lombar esquerda.
  • Região lombar direita.
  • Região umbilical.
  • Região inguinal esquerda.

Mais itens…

Quais músculos fazem parte do abdome?

Os músculos ântero-laterais são: reto do abdome ,obliquo externo e oblíquo interno, transverso e o piramidal.

  • Músculo Reto do Abdome. Também denominado Músculo Reto Abdominal. …
  • Músculo Piramidal. …
  • Músculo Oblíquo Externo do Abdome. …
  • Músculo Oblíquo Interno do Abdome. …
  • Músculo Transverso do Abdome. …
  • Músculo Quadrado Lombar.

O que faz parte do abdômen?

Tirando o cérebro, coração e pulmões, esta região contém virtualmente todos os órgãos do corpo humano, incluindo os envolvidos nos sistemas digestório, endócrino, imunitário, urinário e reprodutor.

O que são as dores abdominais?

A dor abdominal é normalmente causada por disfunções em órgãos como intestino, estômago, vesícula, bexiga e útero. O distúrbio pode estar relacionado a situações simples, como excesso de gases, até problemas críticos, como apendicite ou hérnia. Cada indivíduo reage diferente diante da dor abdominal.

Quais os órgãos que ficam na região pélvica?

A pelve contém os principais componentes abdominais: a bexiga, partes terminais dos ureteres, órgãos genitais, pélvicos, reto, vasos sanguíneos, vasos linfáticos e nervos. Nas mulheres, também aloja ovários e útero.

Como está dividido o nosso abdominal?

Para uma orientação clínica mais fácil, o abdômen está dividido em quatro quadrantes e nove regiões. Os quatro quadrantes denominam-se superior esquerdo, inferior esquerdo, superior direito e inferior direito.

Como é feita a divisão abdominal?

É comum ao profissional de enfermagem utilizar o método dos quadrantes para uma avaliação mais exata da região abdominal, que consiste na divisão do abdômen em quatro regiões iguais, usando duas linhas perpendiculares que se cruzam na linha umbilical.

Quantos músculos têm no abdômen?

Ela é formada por cinco pares de músculos e suas respectivas aponeuroses. Os músculos da parede abdominal anterolateral são divididos em dois grupos principais: Músculos laterais planos, situados de cada lada do abdômen, incluem três músculos: oblíquo externo, oblíquo interno e transverso do abdômen.

O que é o abdômem?

substantivo masculino Região inferior do tronco do homem e dos animais superiores; ventre, barriga. [Anatomia] Nos mamíferos, parte separada do tórax pelo diafragma, limitada embaixo ou posteriormente pela bacia; contém o tubo digestivo, o aparelho urinário, numerosas glândulas, e, na fêmea, o útero e seus anexos.

Que tipo de doença causa dor abdominal?

Como descobrir o índice de refração?

O que é linfonodos na face?

Qual a diferença entre inteligência artificial e Internet das Coisas?

O que são acordes de passagem?

Leave a Comment