O que é segmentação hepática?

Spread the love
Rate this post

O que é segmentação hepática?

Cada segmento hepático constitui uma unidade funcional do fígado, recebendo uma tríade portal individualizada, e sendo drenado por ramo de uma das veias hepáticas (Figuras 15 e 16).

Como são divididos os segmentos hepáticos?

Funcionalmente, o fígado é dividido em dois hemi- fígados, conhecidos como fígados direito e esquerdo, os quais, por sua vez, são divididos em setores e seg- mentos, tendo como elementos de definição os pedículos portais e as veias hepáticas.

O que é segmento V?

Está situado do lado superior direito do abdome abaixo do tórax. Dentro do fígado está situada vesícula biliar e ducto hepatocolédoco que leva a bile para o duodeno (primeira porção do intestino delgado ou “fino”).

O que significa segmento 7?

Segmento posterior lateral direito; Segmento VII.

Qual a importância da segmentação do fígado na cirurgia abdominal?

Nessa nova técnica, seria realizada uma subsegmentectomia, o que permitiria a radicalidade oncológica, com preservação da maior quantidade possível de parênquima hepático. Nos pacientes cirróticos, com pequena reserva funcional hepática, essa preservação adquire importância fundamental.

Quais os segmentos que compõem o fígado?

O fígado pode ser dividido em lobos direito e esquerdo, que estão marcados na superfície diafragmática pela INSERÇÃO DO LIGAMENTO FALCIFORME e, na superfície visceral, pela FISSURA PARA O LIGAMENTO VENOSO, posteriormente, e pela FISSURA PARA O LIGAMENTO REDONDO, anteriormente.

Qual a divisão do fígado dos cães?

Nos cães, este órgão é composto por seis lobos: lateral e medial esquerdo, formando a divisão esquerda do fígado; quadrado e medial direito, compondo a divisão central e; lateral direito e caudado, formando a divisão direita (RADILINSKY, 2013).

O que é Sinusóides hepáticos?

Os sinusóides são capilares que ocupam o espaço entre as placas de hepatócitos. Suas paredes são revestidas de células endoteliais típicas e macrófagos que, no fígado, recebem o nome de células de Kupffer. As células de Kupffer têm função fagocitária e pertencem ao sistema retículo endotelial.

Qual o principal ligamento Hepatico?

Ligamentos do fígado São eles: Ligamento falciforme: prende o fígado à parede anterior do abdome. Separa os lobos direito e esquerdo. Ligamento coronário: forma-se pela reflexão do peritônio originado do diafragma sobre a face posterior do lobo direito.

O que é vias biliares intra e extra hepáticas?

Os intrahepáticos acontecem quando a doença atinge os ductos biliares presentes no interior do fígado, enquanto os extrahepáticos são aqueles que pegam qualquer via biliar que esteja fora do órgão.

Como é feita a hepatectomia?

A hepatectomia pode ser realizada pela técnica aberta, que consiste em fazer uma incisão na parte superior do abdômen. Mas também pode ser realizado o procedimento por vídeo-laparoscopia. Nesse caso, o cirurgião realiza a cirurgia guiado por uma câmera introduzida por um pequeno orifício.

O que é hepatectomia parcial?

A hepatectomia parcial é a cirurgia para a remoção de parte do fígado. Essa cirurgia só é realizada se o paciente estiver num bom estado de saúde geral e todo o tumor possa ser removido, de modo que reste uma parte saudável do fígado.

Quais são os lobos do fígado humano?

Anatomia do fígado: Lobos

  • Lobo direito: é o de maior volume e participa da formação de todas as faces do fígado. …
  • Lobo esquerdo: está à esquerda do ligamento falciforme, é mais fino que o lobo direito e tem um ápice.
  • Lobo quadrado: é uma proeminência na face inferior do fígado.

Mais itens…•25 de fev. de 2021

Como é composto o fígado?

Tem a forma de uma pirâmide e está dividido em lobos. O fígado é composto principalmente de células denominadas hepatócitos. Também é constituído por outros tipos de células, incluindo as que revestem seus vasos sanguíneos e dos ductos biliares.

Quais os lobos que estão presentes no fígado dos cães?

O padrão teórico, que nomeia os lobos do fígado do cão em lateral esquerdo, medial esquerdo, lateral direito, medial direito, quadrado e caudado, dos quais o último é aumentado pelos processos papilar e caudado (HOWES, 2011).

O que é o parênquima do fígado?

O parênquima hepático é constituído por hepatócitos, que são células de formato poliédrico, com seis ou mais superfícies, e citoplasma acidófilo, devido ao grande número de mitocôndrias, associado ao acúmulo de glicogênio formando típicas inclusões em forma de roseta.

O que é acino hepático?

Ácino hepático: é a unidade funcional do fígado. Compreende massa de parênquima dependente do suprimento sangüíneo através do trato porta. As células estão dispostas em zonas concêntricas que cercam os vasos aferentes terminais.

Como descobrir o índice de refração?

O que é linfonodos na face?

Qual a diferença entre inteligência artificial e Internet das Coisas?

O que são acordes de passagem?

Leave a Comment