O que é uma tumefação celular?

Spread the love
Rate this post

O que é uma tumefação celular?

A tumefação (degeneração hidrópica ou vacuolar) é lesão celular reversível, devido ao acúmulo de água e eletrólitos no citoplasma e nas organelas celulares, por distúrbio hidroeletrolítico, tornando-as volumosas, tumefeitas.

O que significa a palavra tumefação?

Aumento ou inchaço patológico de um órgão, de uma parte do corpo ou de uma estrutura orgânica. Pode ser provocada por edema, por infiltração, por inflamação ou por neoplasia.

O que é tumefação em patologia?

A tumefação turva é considerada uma fase anterior a degeneração hidrópica. Esse processo degenerativo atinge células parenquimatosas, principalmente dos rins, fígado e coração.

O que é tumefação cerebral?

O aumento volumétrico do encéfalo no trauma é determinado pelo aumento do volume de água (edema) ou de sangue (tumefação ou hemorragia) 14.

O que é Vacuolizacao?

Significado de vacuolização: O processo de formação dos vacúolos nas células vegetais é chamado de …

O que é Cariolise?

Significado de Cariólise substantivo feminino [Biologia] Forma de necrobiose na qual o núcleo de uma célula intumesce e perde gradualmente a cromatina.

O que é degeneração Hidrópica é porque ela ocorre?

– É uma alteração reversível não-letal. – O acúmulo intracelular de água ocorre pela incapacidade da célula de manter o equilíbrio iônico e a homeostasia de fluidos, em função de falha nas bombas dependentes de energia das membranas celulares.

O que é um edema celular?

Sinonímia: “Hidropsia celular“, Edema intracelular. Conceito: Acúmulo intracelular de água (hiperhidratação celular), conseqüência de desequilíbrios no controle do gradiente osmótico à nível de membrana citoplasmática e nos mecanismos de absorção e eliminação de água e eletrólitos intracelulares.

O que é hiperemia cerebral?

A hiperemia é uma alteração da circulação em que há aumento do fluxo sanguíneo para um órgão ou tecido, o que pode acontecer de forma natural, quando o organismo precisa de maior quantidade de sangue para que funcione corretamente, ou como consequência de doença, ficando acumulado no órgão.

O que é Vacuolizacao Citoplasmatica?

A vacuolização citoplasmática está relacionada com a fagocitose de bactérias com grande atividade lisossômica.

O que é Cariólise e Cariorrexe?

Picnose: retração e adensamento do núcleo, com perda da individualidade dos grânulos de cromatina. Cariorrexe: fragmentação do núcleo picnótico. Cariolise: coloração nuclear pálida e fraca.

Quando ocorre a degeneração Hidrópica?

A degeneração do tipo vacuolar ou hidrópica (Figura 1) ocorre nos casos de excesso de cortisol e nas glicogenoses hereditárias. As fibras afetadas apresentam áreas vacuoladas no sarcoplasma (JONES, HUNT, KING, 2000).

O que é edema e suas causas?

Edema é o intumescimento de tecidos moles decorrente do aumento de líquido intersticial. O líquido predominante é água, mas pode haver acúmulo de líquido rico em células e proteínas, se houver infecção ou obstrução linfática. O edema pode ser generalizado ou local (p.

O que é hiperemia local?

A hiperemia é uma alteração da circulação em que há aumento do fluxo sanguíneo para um órgão ou tecido, o que pode acontecer de forma natural, quando o organismo precisa de maior quantidade de sangue para que funcione corretamente, ou como consequência de doença, ficando acumulado no órgão.

O que é hiperemia de Aritenoide?

Quando há presença de hiperemia e edemas das aritenoides ou cordas vocais na laringoscopia deve ser sempre suspeitamos o diagnóstico de refluxo. Deve ser procurado um cirurgião do Aparelho Digestivo ou gastroenterologista e avaliado sobre sintomas e até exame endoscopico para esclarecer o diagnóstico.

Como descobrir o índice de refração?

O que é linfonodos na face?

Qual a diferença entre inteligência artificial e Internet das Coisas?

O que são acordes de passagem?

Leave a Comment