Quais as indicações para drenagem torácica?

Spread the love
Rate this post

Quais as indicações para drenagem torácica?

A drenagem torácica é o procedimento indicado quando se deseja evacuar o conteúdo aéreo ou líquido anômalo da cavidade pleural. As principais indicações incluem: pneumotórax, hemotórax, derrame parapneumônico complicado, empiema, quilotórax e pós-operatório de toracotomias.

Por que motivo a drenagem torácica?

A drenagem pleural é definida como um procedimento cirúrgico cujo objetivo fundamental é restaurar ou manter a negatividade da pressão do espaço pleural, por meio da eliminação de qualquer conteúdo anômalo.

Quais os materiais necessários para a realização da drenagem torácica?

Equipamentos e materiais necessários

  • Dreno torácico flexível e estéril.
  • Água estéril.
  • Luvas estéreis.
  • Campos cirúrgicos.
  • Avental, máscara e gorro.
  • Lidocaína 1% sem vasoconstritor.
  • Seringa de 20 e de 10 ml.
  • Agulha 40×12 e 30×7.

Mais itens…

Quando é indicada a Toracocentese?

A toracocentese, também chamada de drenagem pleural, é indicada para aliviar sintomas como dor ao respirar ou falta de ar causados por algum problema pulmonar. Entretanto, este procedimento também pode ser indicado para investigar a causa do acúmulo de líquidos no espaço pleural.

Onde fazer drenagem torácica?

A incisão deve ser feita sobre a costela imediatamente inferior ao espaço intercostal escolhido de tal sorte, que um túnel no tecido celular subcutâneo e na musculatura seja realizado na posição cranial, para que o dreno siga a direção superior e sua extremidade aponte para o ápice da cavidade torácica.

O que é drenar o pulmão?

A inserção do dreno torácico (também denominada toracostomia com dreno) é um procedimento no qual um dreno é inserido no espaço entre o pulmão e a parede torácica (denominado espaço pleural). ), particularmente se o líquido estiver se acumulando continuamente de modo a não poder ser drenado todo de uma vez.

Quais os cuidados de enfermagem com o dreno de tórax?

Cuidados Gerais com Dreno de Tórax

  1. Sempre que for manipular o dreno, lavar as mãos, secar e aplicar álcool gel 70%. …
  2. Manter o selo d’água com 300-500 mL de SF 0,9% (~ 2,5 cm de altura), e trocá-lo a cada 12-24 horas. …
  3. Mensurar o débito do dreno a cada 6 horas, ou menos, caso haja drenagem superior a 100 mL/hora.

Mais itens…

O que é toracotomia com drenagem pleural fechada?

Procedimento comum na prática diária do cirurgião torácico, que consiste na colocação de um dreno na cavidade pleural para dar saída a ar, sangue, pus ou liquido em excesso que se acumule na cavidade pleural e possa gerar restrição da expansão pulmonar.

Quando é indicado a toracocentese e quais os cuidados de enfermagem nessa situação?

Na toracocentese, indica-se para o alívio sintomático (dispneia, tosse e dor torácica) pode ser considerada ainda para pacientes com derrames de origem cardíaca, renal, neoplásica, ao aguardar o ajuste terapêutico da doença de base.

Quais os riscos da toracocentese?

As principais contraindicações ao procedimento são a presença de infecção de partes moles no trajeto da agulha, plaquetopenia (< 50 mil/mm³) e/ou coagulopatia (INR > 1,5 ou equivalente). O pneumotórax (PTX) é a complicação mais comum, ocorrendo em até 20% dos casos.

Como descobrir o índice de refração?

O que é linfonodos na face?

Qual a diferença entre inteligência artificial e Internet das Coisas?

O que são acordes de passagem?

Leave a Comment