Quais as principais doenças da cebola?

Spread the love
Rate this post

Quais as principais doenças da cebola?

Além disso, algumas doenças fúngicas da cebola tem importância mais regional, como a podridão branca, o míldio e a queima de botritis. Outras são importantes em todas as regiões onde a cebola é cultivada, como a antracnose, a mancha púrpura e a raiz rosada.

Como combater a mancha púrpura na cebola?

O controle do tripes também contribui para combate à doença, uma vez que abre portas de entrada para o patógeno. Somente fungicidas registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para o controle da manchapúrpura em cebola podem ser utilizados.

O que faz queimar a ponta da cebolinha?

Essa é uma das doenças mais importantes da cebola no Brasil e causa sérios danos. A doença é difícil de ser diagnosticada no campo, pois a seca das pontas das folhas da cebola pode ter diversas causas. Além da cebola, o fungo tem múltiplas plantas hospedeiras pertencentes às mais diversas famílias. …

Quais as principais pragas e doenças da cultura da cebolinha?

As pragas e os patógenos que atacam a cultura são lagarta-rosca, tripés e mosca-minadoura, ferrugem, míldio, marcha púrpura, queima das pontas. Foi constatado que a cebolinha esta suscetível ao ataque de pragas e patógenos que ocasionam danos na parte aérea, acarretara prejuízos na produção final.

Como eliminar ferrugem na cebolinha?

Você pode combater a ferrugem das folhas com algumas práticas culturais, como:

  1. Aumento do espaçamento de plantio; – Irrigações por gotejamento ou aspersão no início da manhã; …
  2. Outra dica é a Calda Bordalesa, uma mistura caseira que pode ser um grande aliado no combate à ferrugem.

Porque a cebolinha de folha fica manchada de branco?

É causada, normalmente, por Alternaria porri (Ellis) Cif., mas também pode ser causada por Stemphylium vesicarium. Os dois fungos também infectam alho, cebolinha e alho porró. O principal sintoma da doença se manifesta nas folhas que inicialmente apresentam pequenas pontuações brancas e de formato irregular (Figura 1).

Como fazer inseticida de cebola e alho?

Alho e cebola também podem funcionar como inseticida natural. Para isso, deixe ferver cinco dentes de alho e metade de uma cebola em um litro de água por aproximadamente dez minutos. E, após esfriar, pulverize a mistura nas plantas afetadas durante o sol baixo.

Qual a principal praga das Liliáceas?

A praga mais importante que ataca o alho e a cebola é o Tripes ou como alguns chamam de piolho. Os adultos do Tripes são insetos pequenininhos de 1 mm de comprimento, o corpo deles é alongado, com coloração amarelo claro a marrom e asas franjadas típicas.

Como tratar Fusarium oxysporum?

O tratamento da fusariose é feito com antifúngicos que devem ser utilizados conforme a recomendação do médico, sendo a Anfotericina B e o Voriconazol os mais indicados.

Como acabar com ferrugem das plantas?

Experimente usar um chá forte de cavalinha, uma erva medicinal super potente. Ferva 1 litro de água, desligue, coloque 400 g de cavalinha picada, tampe e espere uns 15 minutos. Coe, deixe esfriar e borrife a planta, frente e verso, uma vez por semana, durante um mês.

O que causa ferrugem nas plantas?

O fungo Puccinia spp. é o agente causal da ferrugem em várias espécies vegetais, como plantas olerícolas e gramíneas de importância econômica. Quando a doença ocorre em áreas que apresentam condições climáticas favoráveis, causa severas perdas por atacar todas as partes verdes da planta.

Porque a cebolinha fica com manchas amarela?

A ferrugem nas folhas é uma doença causada por um fungo conhecido como Puccinia ali. A enfermidade, que ocorre somente em plantas aliáceas como cebolinha, cebola e alho, é favorecida por temperaturas amenas e de alta umidade relativa. … Com o progresso da doença as folhas ficam em tom amarelo e secam.

Como salvar a cebolinha?

Sabe quando a gente compra cheiro verde e a cebolinha vem com a raiz? Quando vier dessa maneira, você corta bem perto daquela parte branca (do pezinho) dela e coloca os toquinhos com raiz na água em local iluminado. Ela nasce novamente. Dá para fazer isso umas 3 vezes, depois ela perde a força.

Como fazer fungicida com cebola?

Triture o alho e a cebola; • Em um recipiente repleto com 5 litros de água, adicione a cebola e o alho picados. 2° Passo: coar a mistura. Coe o material espremendo a mistura em um pano fino para que se aproveite somente a parte líquida. 3° Passo: adição do restante da água.

Como eliminar pulgões com detergente?

Em volume igual para cada produto, misture um detergente neutro com óleo vegetal. No momento de utilizar o inseticida caseiro, é importante diluir em água a 2%. Se tiver um pulverizador de 20 litros, adicione 400 mililitros da solução em 19,6 litros de água. Aplique a mistura na fruteira.

Qual a principal praga do alho?

As principais pragas da cultura do alho são ácaros, tripes, pulgões e nematoides que, além de causarem danos oriundos de seu ataque são vetores de algumas doenças, como as viroses do alho.

Quais os tipos de controle de pragas?

Os tipos de controle podem e, preferencialmente, devem ser usados de maneira integrada para controle das pragas no campo em praticamente qualquer cultura agrícola. Os métodos citados foram: controle cultural, controle biológico, controle comportamental, controle genético, controle varietal e controle químico.

Como descobrir o índice de refração?

O que é linfonodos na face?

Qual a diferença entre inteligência artificial e Internet das Coisas?

O que são acordes de passagem?

Leave a Comment