Qual a diferença do conforto térmico e da eficiência térmica?

Spread the love
Rate this post

Qual a diferença do conforto térmico e da eficiência térmica?

É importante ressaltar que conforto térmico é diferente de eficiência energética. O primeiro diz respeito à sensação do usuário, se ele se sente bem com a temperatura do ambiente. O segundo diz respeito ao consumo da edificação, seja com os sistemas de iluminação e ar-condicionado, seja com os equipamentos em geral.

Para que serve a NBR 15.575 13?

A NBR 15575 é a Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais. Ela foi criada com o propósito de demonstrar claramente como os produtos usados em uma construção se relacionam com a qualidade de uso do imóvel depois.

O que é desempenho térmico?

O desempenho térmico envolve uma série de fatores para ser alcançado, como as variáveis pessoais, as variáveis psicológicas e, principalmente, as variáveis físicas ou ambientais. Nesta última é que estão englobados os dados climáticos, que são fundamentais para garantir o conforto térmico.

Quais são os critérios de desempenho estrutural de pisos de acordo com a NBR 15.575 3?

Conforme o próprio nome indica, a parte 3 da NBR 15575 dispõe sobre os requisitos para os sistemas de piso. Por isso, envolve aspectos que abrangem o desempenho térmico e acústico, o conforto antropodinâmico e tátil, a durabilidade, a manutenibilidade e a segurança durante o uso.

O que é conforto ambiental térmico?

O Conforto Térmico tem como objetivo garantir um ambiente confortavelmente climatizado, onde a diferença entre a temperatura ambiente e o corpo humano não gere desconforto para as pessoas que ali estiverem.

O que é conforto térmico arquitetura?

Podemos definir conforto térmico como a satisfação mental de temperatura propiciado por um ambiente às pessoas que nele estão, onde haja um equilíbrio entre as temperaturas frias e quentes. O qual você não sinta nem muito frio e nem muito calor, e não tenha dificuldade para manter a temperatura interna do corpo.

Qual a importância da Norma de Desempenho NBR 15.575 para a construção civil?

A norma de desempenho ABNT NBR 15575 Edificações Habitacionais – Desempenho, visa garantir confiabilidade e segurança tanto para os responsáveis pela execução das obras na construção civil quanto para os clientes/compradores que irão usufruir dos imóveis.

O que é VUP construção civil?

A NBR 15575 (ABNT, 2013) define Vida Útil de Projeto (VUP) como o período estimado de tempo para o qual um sistema é projetado, a fim de atender aos requisitos de desempenho estabelecidos nessa norma, considerando o atendimento aos requisitos das normas aplicáveis, o estágio do conhecimento no momento do projeto e …

Qual a importância da climatologia para o desempenho térmico de edificações?

Portanto o estudo da climatologia aplicada à construção é imprescindível em todas as fases do projeto arquitetônico e, além disso, envolve um processo interativo, onde deve ser levadas em conta a influência do clima na edificação e a influência da edificação sobre o clima do entorno.

Qual o objetivo do condicionamento térmico?

O acondicionamento térmico artificial consiste na utilização de operações mais complexas, envolvendo um grau de sodisticação mais elevado, e está relacionado a processos arti ciais de puri cação, aquecimento, umidi cação, refrigeração e extração de umidade do ar presente no interior de uma construção.

Quais são os parâmetros de estanqueidade exigidos por norma?

As exigências de estanqueidade requeridas pela norma englobam: umidade ascendente do solo, percolação de umidade entre ambientes internos do edifício e infiltrações de água da chuva.

O que é conforto ambiental no trabalho?

Estar em conforto ambiental significa que o espaço proporciona boas condições psicológicas, higrotérmicas, acústicas, visuais, de qualidade do ar e ergonômicas para a realização de uma tarefa humana, seja de lazer, trabalho, descanso ou estudo.

O que é e o que envolve o conforto?

Conforto-bem-estar – que tem a ver com a forma de satisfazer o gosto das pessoas. Tudo que traz comodidade, incluindo o bom aproveitamento dos espaços internos, bem como as dimensões corretas para móveis e equipamentos eletroeletrônicos.

O que é conforto térmico física?

O conforto térmico é um estado de bem-estar físico e mental que expressa satisfação da pessoa com o ambiente térmico ao seu redor.

Quais são os sistemas das construções que são abordados pela norma de desempenho?

O nível mínimo de desempenho estabelecido por esta norma inclui os principais elementos de uma edificação, como sistemas estruturais, sistemas de cobertura e sistemas de vedações verticais internos e externos.

O que é uma norma de desempenho?

A Norma de Desempenho de Edificações, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT – 15575), é um documento que estabelece regras para garantir o conforto e a segurança de qualquer imóvel residencial.

O que é VUP?

A NBR 15575 (ABNT, 2013) define Vida Útil de Projeto (VUP) como o período estimado de tempo para o qual um sistema é projetado, a fim de atender aos requisitos de desempenho estabelecidos nessa norma, considerando o atendimento aos requisitos das normas aplicáveis, o estágio do conhecimento no momento do projeto e …

Qual a vida útil de uma obra?

Normalmente, a Vida útil é expressa em anos, sendo estabelecida pela maioria das Normas e Códigos do concreto (ver Tabela 2) uma vida útil de projeto (VUP) mínima de 50 anos para a maioria das estruturas e 100 anos para estruturas civis, como obras de infraestrutura, pontes, viadutos, barragens entre outras.

O que é normal climatológica?

Chama-se normal climatológica de e um elemento climático em um local o valor médio correspondente a um número de anos suficiente para se poder admitir que ele representa o valor predominante daquele elemento no local considerado.

Como descobrir o índice de refração?

O que é linfonodos na face?

Qual a diferença entre inteligência artificial e Internet das Coisas?

O que são acordes de passagem?

Leave a Comment