Qual o assunto da música O Mestre-sala dos mares?

Spread the love
Rate this post

Qual o assunto da música O Mestre-sala dos mares?

A canção fala da figura de João Cândido, o líder da Revolta da Chibata (1910), no Rio de Janeiro. O motim, que aconteceu entre 22 e 27 de novembro de 1910, teve como estopim a punição ao marinheiro Marcelino Rodrigues Menezes com 250 chibatadas e sem direito a tratamento médico. …

Porque a música Mestre-sala dos Mares foi censurada?

“O MestreSala dos Mares”, composto, em 1975, por João Bosco e Aldir Blanc, é um relicário desse gênero musical, cuja letra foi censurada no regime militar (1964-1985) por trazer a público a figura de João Cândido Felisberto (1880-1969), o líder da “Revolta da Chibata” (1910), personagem que a história oficial soterrou …

Quem foi o Mestre-sala dos mares?

João BoscoAldir BlancO Mestre-sala dos Mares/Compositores

Que movimento social da Primeira República e o tema da canção O Mestre-sala dos mares?

Tendo como tema a ação de João Cândido durante a Revolta da Chibata, a música busca manter viva na memória popular a ação dos marinheiros contra o racismo, os castigos físicos e as péssimas condições de trabalho na marinha brasileira.

O que você entende do verso que tem por monumento as pedras pisadas dos cais?

O versoQue tem por monumento, as pedras pisadas dos cais”, é uma afirmação que não há um memorial destinado a transmitir à posteridade, a pessoa notável que foi João Cândido, e muito menos, revelar essa parte da nossa história que é de grande valia na construção da identidade brasileira.

O que é sou navegante dos mares?

Indivíduo que navega, que conduz embarcações através dos mares, rios etc.: Os navegantes portugueses ousaram desbravar os mares desconhecidos.

Quem é o navegante negro citado na letra da canção Mestre-sala dos mares?

Na letra original, João Cândido era o Almirante Negro, o Dragão do Mar, que guiava poderosos navios de guerra com a dignidade de um mestresala. … Também tinham mudado o título de Almirante Negro para Navegante Negro, para não ofender a oficialidade da Marinha.

Em que ano foi feita a canção Mestre-sala dos mares?

Canções de 1974. Canções gravadas por Elis Regina.

Quem é o líder da Revolta da Chibata?

João CândidoA conturbada vida de João Cândido, líder da Revolta da Chibata preso, expulso da Marinha e internado como louco.

Quais eram as reivindicações dos revoltosos na Revolta da Chibata?

O movimento tinha como principais reivindicações o fim do uso do castigo físico a partir das chibatadas e o fim do preconceito racial presente na Marinha brasileira. Não pare agora… … Na Marinha brasileira, era comum o uso da chibatada como forma de punição.

Qual o significado da expressão Rubras cascatas?

O símbolo da Revolta da Chibata é expresso no verso: “Rubras cascatas / Jorravam das costas dos santos / Entre cantos e chibatas / Inundando o coração”. A canção nos mostra que o sentindo da palavra “santos” refere-se aos “negros” e faz alusão à paixão de Cristo.

Qual foi a consequência da Revolta da Chibata?

Ao todo, foram mais de 200 mortos e 2000 expulsos do serviço entre os marujos, além dos condenados à realização de trabalhos forçados na Amazônia. Do outro lado, as mortes somaram cerca de 12 pessoas. O líder da Revolta foi absolvido posteriormente, mas foi permanentemente expulso da Marinha.

Quais foram as principais consequências da Revolta da Chibata?

A Revolta da Chibata foi um motim organizado pelos soldados da Marinha brasileira de 22 a 27 de novembro de 1910. A revolta organizada pelos marinheiros ocorreu em embarcações da Marinha que estavam atracadas na Baía de Guanabara e foi motivada, principalmente, pela insatisfação dos marinheiros com os castigos físicos.

Quais as causas e consequências da Revolta da Chibata?

A Revolta da Chibata foi uma agitação militar na Marinha do Brasil, ocorrida no Rio de Janeiro, de 22 a 27 de novembro de 1910. A luta contra os castigos físicos, baixos salários e as péssimas condições de trabalho são as principais causas da revolta.

Quais eram as reivindicações feitas pelos revoltosos?

A Revolução Liberal do Porto foi um movimento ocorrido em 1820, na cidade do Porto, em Portugal. Entre várias reivindicações, os integrantes exigiam a promulgação de uma Constituição e a volta da Corte portuguesa que se encontrava no Brasil.

Quem era o presidente que aceitou as reivindicações da Revolta da Chibata?

João Cândido Felisberto (à direita) liderou a Revolta da Chibata. Pressionado tanto pelas ameaças dos marujos quanto de políticos, o governo de Hermes da Fonseca aceitou os termos propostos e pôs fim aos castigos físicos na Marinha em 26 de novembro de 1910 e prometeu anistia a todos os envolvidos.

Qual o significado da palavra Rubras no poema?

Vermelho vivo, cor de sangue, de fogo. No ponto mais alto de excitação.

O que é Socavoes?

Socavões é o plural de socavão. O mesmo que: buracos, covas, covãos, covões, escavações, furnas, grotas, grutas, lapas.

Quais foram as consequências da Guerra do Contestado?

Em 1916, a Guerra do Contestado, ou Guerra dos Pelados, chegou ao fim, com a morte de 20 mil pessoas. … A guerra durou quatro anos, terminando com o massacre dos caboclos que lutavam por terras na região limítrofe entre os estados de Santa Catarina e Paraná.

O que defendia a Revolta da Chibata?

Protagonizado por marinheiros da Armada brasileira, o movimento defendia, entre outras coisas, o fim dos castigos físicos aplicados aos graduados da Marinha, como a chibatada, por exemplo. … Poderiam receber chibatadas aqueles que cometessem faltas graves, como, por exemplo, o desrespeito à hierarquia militar.

Como descobrir o índice de refração?

O que é linfonodos na face?

Qual a diferença entre inteligência artificial e Internet das Coisas?

O que são acordes de passagem?

Leave a Comment