Qual o objetivo da contação de história na educação infantil Bncc?

Spread the love
Rate this post

Qual o objetivo da contação de história na educação infantil Bncc?

A BNCC (2018, p. 43) aponta que “criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos” é um dos objetivos de aprendizagem no campo das experiências(Escuta, fala, pensamento e imaginação) muito importante no desenvolvimento das crianças bem pequenas, como as do Maternal II. BRASIL.

Qual habilidade da contação de história?

Durante a contação de histórias, a criança exercita a fantasia e a imaginação. Ela também adquire intimidade com a leitura, fluência e a habilidade de produzir textos e redações. Por isso, outro benefício indiscutível das histórias é o despertar das crianças para a prática da leitura.

Qual é o objetivo da contação de histórias?

A contação de histórias permite o contato com diferentes linguagens e maneiras de contar um mesmo acontecimento. A articulação entre corpo, voz e recursos cênicos possibilita o alargamento do imaginário e dos sentidos, assim como ajuda na interpretação textual.

Qual o objetivo da história infantil?

As crianças podem associar as histórias que leem ou escutam com situações que elas vivem, o que ajuda no desenvolvimento de formas de lidar com dificuldades, sentimentos e emoções. Além disso, é um estímulo à memória, já que relembram experiências que viveram ou que escutaram seus parentes contarem, por exemplo.

Qual a importância da contação de história na educação infantil?

A contação de histórias na educação infantil desperta a curiosidade, estimula a imaginação, desenvolve a autonomia e o pensamento, proporciona vivenciar diversas emoções como medo e angústias, ajudando a criança a resolver seus conflitos emocionais próprios, aliviando sobrecargas emocionais.

O que diz a Bncc sobre o ensino de História?

A Base Nacional Comum Curricular – BNCC – estabelece que “a História deve se transformar em ferramenta a serviço de um discernimento maior sobre as experiências humanas e as sociedades em que se vive”.

Qual o código da BNCC para contação de história?

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EF15LP19) Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.

Qual é a habilidade EF35LP11?

(EF35LP11) Ouvir gravações, canções, textos falados em diferentes variedades linguísticas, identificando características regionais, urbanas e rurais da fala e respeitando as diversas variedades linguísticas como características do uso da língua por diferentes grupos regionais ou diferentes culturas locais, rejeitando …

Qual a importância da contação de histórias na educação infantil?

Contar histórias para crianças também contribui para o desenvolvimento da linguagem — uma vez que amplia o universo de significados da criança — e do hábito da leitura, de vital importância na educação infantil. Com isso, ajuda no desenvolvimento da criatividade e raciocínio lógico da criança.

Qual a metodologia da contação de história?

METODOLOGIA Enquanto se conta, são feitas perguntas sobre o enredo, personagens e as características do cenário. Depois da contação, pergunta- se quem quer recontar a história para os colegas. A análise de dados é realizada através de fotografias e anotações que são feitas durante a realização da atividade.

Qual o objetivo do desenho na educação infantil?

Quando a criança desenha, cria pontes entre o mundo real e o imaginário, expressando suas concepções e percepções do mundo no qual está inserida. Além disso, o desenho permite à criança retratar em diferentes dimensões, suas experiências pessoais em busca da sua própria identidade.

O que é uma história infantil?

A história infantil é um capítulo da literatura infantil, que é parte da literatura geral, ou seja, a história infantil é a narrativa de um ou mais episódios verídicos ou não, com enredo simples ou complexo, que possa ser apresentado ao público infantil, juvenil eou adolescente.

Como contar histórias para a educação infantil?

Como ser um contador de histórias para o seu pequeno?

  1. Como se conta uma boa fofoca! …
  2. Escolha histórias que você goste. …
  3. Memorize a narrativa, se quiser contar a história sem o livro. …
  4. Use o livro! …
  5. Utilize objetos de apoio. …
  6. Entonação de voz. …
  7. Peça ajuda para seu pequeno! …
  8. Assista vídeos de contação de histórias.

14 de fev. de 2020

Qual as competências que o aluno deve desenvolver dentro do ensino de História?

Desenvolver habilidades com foco em processos como contextualização, comparação, interpretação e proposição de soluções. O aluno deve ser capaz de: 1. Refletir sobre as formas de registro histórico e a construção da Antiguidade Clássica em contraste com outras sociedades e outras concepções de mundo.

Quais os principais desafios para ensinar História a luz da BNCC?

A seguir, confira os principais desafios nesse processo.

  • Elaboração de um novo currículo. …
  • Adequação do Projeto Político Pedagógico (PPP) …
  • Integração de características regionais no currículo. …
  • Formação continuada. …
  • Definição do material didático. …
  • Construção de um currículo contextualizado. …
  • Incorporação da tecnologia no ensino.

Mais itens…•8 de out. de 2018

Como contar uma história de forma criativa?

Dicas Para Contar Histórias De Maneira Lúdica e Divertida

  1. Escolha Uma História Envolvente.
  2. Escolha Os Recursos Necessários.
  3. Defina Um Espaço Atraente Para As Crianças.
  4. Não Esqueça Do Som E Organize As Músicas Do Início Ao Fim.
  5. Dialogue Com As Crianças.
  6. Trabalhe A Dicção E Entonação Ao Contar A História.

Mais itens…•30 de mai. de 2018

Qual é a habilidade EF15LP01?

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

O que diz a habilidade EF15LP02?

Habilidade: EF15LP02 – Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre …

O que diz a habilidade da Bncc EF15LP03?

EF15LP03 (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. (EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.

Como trabalhar uma história na educação infantil?

Envolva as crianças na história, dialogue com eles Fale com elas de forma infantil e use recursos como os fantoches para elas interagirem melhor. Quando acabar a história, converse com elas sobre qual a parte que elas mais gostaram, o que elas mudariam e deixe a criatividade delas transparecer.

Como descobrir o índice de refração?

O que é linfonodos na face?

Qual a diferença entre inteligência artificial e Internet das Coisas?

O que são acordes de passagem?

Leave a Comment