Qual o objetivo dos estudos epidemiológicos?

Spread the love
Rate this post

Qual o objetivo dos estudos epidemiológicos?

O objetivo final da Epidemiologia é produzir conhecimento e tecnologia capazes de promover a saúde individual através de medidas de alcance coletivo. Numerosas doenças cujas origens até recentemente não encontravam explicações vêm sendo estudadas em suas associações causais pela metodologia epidemiológica .

O que é estudo epidemiológico experimental?

Os estudos experimentais ou de intervenção têm por objetivo tentar mudar uma vari- ável em um ou mais grupos de pessoas. Isso pode significar a eliminação de um fator alimentar relacionado a uma causa alérgica ou o teste de um novo tratamento para um grupo selecionado de pacientes.

Qual a importância dos estudos epidemiológicos para a saúde pública?

No âmbito da promoção da saúde, a epidemiologia exerce importante papel ao se preocupar não apenas com o controle de doenças e de seus vetores, mas, sobretudo, com a melhoria da saúde da população.

O que é epidemiologia e quais seus principais objetivos?

Epidemiologia é o estudo da frequência, da distribuição e dos determinantes dos problemas de saúde em populações humanas, bem como a aplicação desses estudos no controle dos eventos relacionados com saúde. É a principal ciência de informação de saúde, sendo a ciência básica para a saúde coletiva.

Quais são os estudos experimentais?

São pesquisas originais, em que os dados colhidos ou variáveis observadas e analisadas no estudo (por um pesquisador) estão relacionados a aplicação de intervenções (estudos experimentais) ou observações (estudos observacionais).

Para que serve o estudo epidemiológico?

Epidemiologia pode ser definida como a ciência que estuda o processo saúde- doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determi- nantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças e …

Quais são as contribuições da epidemiologia?

A epidemiologia pode contribuir na etapa de identificação dos problemas socialmente relevantes através do estudo da distribuição dos problemas de saúde e de seus determinantes nos diversos grupos sociais, fornecendo informações técnicas para embasar as decisões políticas, tanto no âmbito dos movimentos sociais quanto …

Qual é o conceito de epidemiologia?

Epidemiologia pode ser definida como a “ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças, e …

Quais os tipos de pesquisas científicas?

Tipos de Pesquisa Científica

  • Trabalho Científico Original. …
  • Resumo de Assuntos. …
  • Pesquisa Bibliográfica. …
  • Pesquisa Documental. …
  • Pesquisa de Campo. …
  • Pesquisa de Laboratório. …
  • Pesquisa Quantitativa. …
  • Pesquisa Qualitativa.

Mais itens…•18 de jun. de 2018

Como descobrir o índice de refração?

O que é linfonodos na face?

Qual a diferença entre inteligência artificial e Internet das Coisas?

O que são acordes de passagem?

Leave a Comment