Qual o período de gestação de uma matriz?

Spread the love
Rate this post

Qual o período de gestação de uma matriz?

O cuidado com as matrizes deve ser redobrado, durante esse período, que é de 112 a 116 dias. É muito importante que as porcas não sofram nenhum estresse desnecessário durante a gestação, pois isso pode provocar perdas embrionárias.

O que é maternidade suína?

maternidade suína tem como objetivo minimi- zar o estresse dos animais em uma fase em que são realizados manejos intensos em leitões e em matri- zes. Assim, compreender quais condições podem assegurar o conforto adequado dos animais é funda- mental para garantir uma produção equilibrada e com máximo desempenho.

Qual o tempo de duração da manifestação de cio em suínos?

60 horasHá uma grande variação fisiológica quanto à duração do período de cio, com extremos de 24 e 96 horas. No entanto, a média de duração do estro em um rebanho é de 56 a 60 horas. Este período tende a ser mais curto em leitoas e mais prolongado em porcas.

Qual a importância da fibra alimentar para as fêmeas no final da gestação?

Saciadas, as fêmeas descansam mais, o que é altamente desejável durante a gestação suína. As estereotipias desaparecem, bem como há a diminuição dos eventos agressivos entre os animais, como cabeçadas e mordidas. Além disso, as fibras melhoram a qualidade das fezes nesse período.

Qual a função principal da gaiola na maternidade?

A maternidade está entre estas áreas e demanda muitos cuidados. As gaiolas devem ser individuais com abrigo para proteção dos leitões e é o local onde permanecem até terminar a fase de aleitamento.

Como fazer a maternidade de porco?

O umbigo é uma porta aberta, expondo o animal a contaminações diretas. Por essa razão, o cordão umbilical deve ser cortado logo após o nascimento. A área de corte fica a cerca de três centímetros da barriga. Em seguida, se faz a desinfecção ou cura do local com uma solução iodada.

Qual o momento ideal para que ocorra a cópula em suínos?

O período de sobrevivência dos óvulos é em torno de 15 horas. Já a sobrevivência do espermatozóide no trato genital das fêmeas varia de 40 a 60 horas, necessitando aproximadamente 2 horas para capacitar-se (deslocamento até o terço superior da trompa) e por volta de 6 horas para ficar apto à fecundação.

O que é ciclo estral em suínos?

O ciclo estral de uma fêmea suína dura em média 21 dias, podendo variar de 18 – 24 dias, e ocorre durante o ano todo. Por isso a espécie é considerada poliéstrica não estacional. Há duas fases que caracterizam o ciclo estral de suínos: a fase folicular e a fase luteal.

Qual a importância do consumo adequado de fibras durante a gestação?

Devido à alta capacidade de absorção de água, a inclusão de fibra na dieta resulta em fezes menos ressecadas e facilita a defecação (menor esforço = menos incidência de prolapso), reduzindo os quadros de constipação, tanto no período da gestação, como durante o parto.

Por que a ingestão adequada de ferro é tão importante durante a gestação?

Uma vez que você fique grávida, o ferro passa a ser ainda mais importante. Entre os motivos estão: a quantidade de sangue aumenta do seu corpo em até 50% durante a gestação, então mais ferro é necessário para produzir mais hemoglobina.

Qual a idade para o porco macho cruzar?

As fêmeas e os machos geralmente atingem sua maturidade sexual entre seis e oito meses. Nessa idade, já são férteis, mas recomenda-se esperar até o primeiro ano de vida e assim garantir uma melhor reprodução.

Pode cruzar suínos irmãos?

A verdade é que todo acasalamento entre animais aparentados, definido como consangüíneo ou endogâmico, apesar de ter alguns aspectos positivos, se mal utilizado, pode trazer prejuízos para o rebanho. … Apesar dos benefícios citados, de maneira geral, a consangüinidade é considerada prejudicial.

Qual a função dos Escamoteadores?

O escamoteador é uma espécie de “casinha” aquecida com uma fonte de calor – lâmpada infravermelha ou piso aquecido. Dessa forma, o leitão não despende calorias para manter a temperatura corporal, usando essa caloria para seu crescimento. … O recomendado é o piso vazado para a fêmea e piso plástico vazado para o leitão.

Para que serve um Escamoteador?

O escamoteador aquecido garante conforto aos animais e eles devolvem em peso, gerando produtividade aos suinocultores. Além do ganho de peso significativo dos suínos, essa tecnologia tem minimizado problemas relacionados a esmagamento e acidentes, que ocorrem quando o leitão busca conforto térmico junto a mãe.

Quanto custa uma maternidade para suínos?

Preço: R$5.100,00.

Como evitar o esmagamento de Leitoes?

Para evitar que ocorra o esmagamento de leitões pelas mães, deve-se usar principalmente celas parideiras com barras de proteção. O dispositivo impede que a porca se deite em cima dos filhotes, pois protegidos pela barra, eles conseguem fugir.

Como deve ser o Protocolo de cobrição para monta natural em suínos?

Protocolo de cobrição para monta natural Realizar a primeira cobrição no momento em que a porca ou leitoa inicia a aceitação do cachaço. A segunda cobrição deverá ser no máximo 24 horas após. Porcas com intervalo desmame-cio até 4 dias: Realizar a primeira cobrição 12 horas após ter demonstrado imobilidade ao cachaço.

Qual é a duração do ciclo estral das fêmeas suínas?

A fêmea suína é poliéstrica durante todo o ano, sendo a ciclicidade interrompida somente em uma gestação ou disfunção endócrina (Anderson, 1995). A duração do seu ciclo estral é de cerca de 21 dias, podendo variar de 19 a 23 dias.

Como descobrir o índice de refração?

O que é linfonodos na face?

Qual a diferença entre inteligência artificial e Internet das Coisas?

O que são acordes de passagem?

Leave a Comment